MERCADO MUNICIPAL DE CURITIBA: HISTÓRIA E CURIOSIDADES

Tradicional, icônico e tipicamente brasileiro. O Mercado Municipal de Curitiba exala história e tradição, ficando localizado na capital do Paraná, ele possui uma variedade de produtos que vão desde carnes produzidas localmente até picolés asiáticos, frutas, doces, chocolates, artesanatos e por aí vai. Quer saber mais sobre esse ícone curitibano? Leia e descubra!

Resultado de imagem para mercado municipal de curitiba

Fonte: Devaneios de Biela

Ir à mercados quando se visita uma cidade costuma ser uma experiência bem imersiva, que nos dá a perspectiva do que os locais comem, sua rotina, e inclusive sua cara. Com o mercado municipal prestes a completar seus 60 anos, o ponto turístico nascido em 1958 tem muita história para contar, e estamos aqui para repassá-la!

Reunindo exatamente 362 unidades comerciais que são comandadas por mais de 196 comerciantes profissionais, o Mercado Municipal é um antro gastronômico que com certeza te fará se apaixonar. Curioso para saber tudo que esse ponto turístico e atração local já passou até chegar ao seu momento de glória atual? Fica conosco!

O MERCADO E SEU MARCO HISTÓRICO

O Mercado foi construído e inaugurado enquanto ainda não havia a rodoviária atual, e a via existente não era nem asfaltada. Isso não impediu que o mercado crescesse e se desenvolvesse para o estabelecimento que é hoje, principalmente frente à todas as mudanças baques e embates que enfrentou no seu crescimento.

Mesmo com seu caráter histórico, o mercado disponibiliza uma tour 360 por seu interior através do Google Maps, você pode dar uma conferida clicando aqui. Mas, claro que você não vai parar por aí e vai querer dar uma passeadinha conosco presencialmente, certo?

Principalmente para provar todos os deliciosos quitutes que vão desde os sanduíches e pratos que agradam os carnívoros quanto as delícias vegetarianas locais! Tudo é sempre muito fresco, delicioso e agradando à todos os públicos, até mesmo os pequenos peludos com a Pet Shop Rei do Kão. 😛

OS VÁRIOS ANTIGOS ESPAÇOS ONDE SE SITUOU

Antes de ter sua sede oficial, o Mercado já passou por muitas outros locais, tais quais a Praça Zacarias, onde várias carroças se juntavam para vender seus produtos, nos altos de 1864. Depois disso, o governo solicitou a desocupação total do espaço e o mercado sumiu por 4 anos.

Ainda assim, no dia do aniversário de emancipação do Paraná, em 1873, foi lançada a construção do que viria a ser o novo mercado, que veio a ser inaugurado no ano seguinte. Por algumas décadas o mercado triunfou, até que veio a ser fechado e demolido em 1912, apenas transferido provisoriamente para o Largo da Nogueira em 1915, onde ficou até 1937.

Por anos o Mercado Municipal de Curitiba se viu desligado, até que em 1954 o Prefeito Nei Braga aprovou a Lei Nº 1.136/1995 que determinou a construção do novo mercado, que vem a ser esse que vemos hoje em dia.

Nos dias atuais ele conta com bancas de hortigranjeiros, até mesmo lojas de delicatesens com pâtisseries deliciosas, setor de queijos e vinhos, ervas medicinais e muito mais: tudo em grande fartura e qualidade.

Falando em qualidade, a área de peixes é realmente um show à parte, com pescados frescos e variados. Se você é daqueles que não pode passar num lugar sem comprar algo e levar para casa, em morando próximo de Curitiba, super recomendamos levar um pouquinho dos nossos pescados!

Além disso, pode-se encontrar uma praça de alimentação com restaurantes étnicos bem diferenciados que podem te propor uma deliciosa viagem gastronômica sem sair dos limites do Mercado. Não deixe de provar o Barreado, o pão com bolinho e a carne de onça, ok? Assim como um delicioso café no Café do Mercado!

Aos que amam uma bebidinha, o Mercado é um ótimo lugar para beber o melhor que há, desde cachaças à vinhos locais. Sem esquecer, claramente, dos Whiskys que você só encontra por aqui. Um diferencial super bacana é a opção de degustação, que se vê presente na maior parte das lojinhas, não se limitando às de bebidas, ok?

DEPOIS DE UM PASSEIO, HORA DE DESCANSAR

Com 5 minutos de carro ou 20 minutos de caminhada você pode sair do mercado e vir direto para os nossos aposentos aqui do Curitiba Hotel Slim ou Curitiba Palace Hotel, descansar para curtir a vida noturna da nossa cidade! (:

Caso queira dar uma olhada no site do Mercado Municipal de Curitiba, veja aqui.

Tem alguma ideia bacana do que fazer no Mercado ou na região próxima? Não deixe de comentar logo abaixo para enriquecer o tour de outros viajantes que por aqui passam 😛

Uma resposta para “MERCADO MUNICIPAL DE CURITIBA: HISTÓRIA E CURIOSIDADES”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *