A PRÁTICA DE BUDISMO EM CURITIBA

Sendo tanto um sistema religioso quanto filosófico, o Budismo se baseia nos ensinamentos de Siddhart Gautama, ou Buda. Sendo disseminado por todo o mundo como sementes de um dente de leão, o Budismo chegou ao Brasil através dos imigrantes japoneses, os quais fincaram suas raízes no solo curitibano em torno de 1915.

Resultado de imagem para budismo

Fonte: Eustaquio

Os frutos dessa interação se notam até os dias de hoje, principalmente quando percebemos que as comunidades de origem asiática possuem uma imensa representatividade na sociedade curitibana. Sempre buscando preservar os hábitos e cultura de seus antepassados, a cidade possui vários locais voltados à prática dos ensinamentos budistas.

Entre eles, temos a comunidade Zen Budista de Curitiba, que fica na Praça do Japão, além do CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva) e a Sociedade Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba. Falaremos sobre esses locais e mais alguns detalhes nesse texto. Interessado no tema? Leia e saiba mais!

MEDITAÇÃO BUDISTA EM CURITIBA

Ganhando mais e mais adeptos pelo mundo inteiro, a Meditação Budista teve seus efeitos benéficos divulgados vastamente com o advento da internet e a globalização. Ocorre que, em Curitiba, seus benefícios já eram muito bem conhecidos desde antes, e praticada comumente.

A cidade possui alguns locais que falaremos detalhes logo abaixo:

  • COMUNIDADE ZEN-BUDISTA DE CURITIBA: Não se assuste, não é necessário se matricular para participar da Escola. Sim, a Soto Zen Curitiba é uma escola de Budismo que possui práticas semanais de meditação completamente gratuitas. Aos sábados, a prática conta com instruções para iniciantes, ocorrendo às 19:30 horas na Praça Japão, e aos domingos às 09:00 da manhã;
  • CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva): Com o lema de Educar para a Felicidade, o CEBB possui desde práticas, até retiros de iluminação de Buda, palestras, entre outros. Aos que procuram uma real formação, eles fornecem cursos de introdução, aperfeiçoamento e aprofundamento na Meditação. Em tendo curiosidade, não deixe de dar uma olhada no site deles clicando aqui;
  • ASSOCIAÇÃO CULTURAL E BENEFICENTE NIPO BRASILEIRA: Abordando desde tradição até a modernidade e rupturas contemporâneas, a Nikkei (nome inclusive dos descendentes dos imigrantes japoneses) é voltada a muito mais que aulas de meditação budista, mas a estudos e prática de esportes. A ideia sempre é – com uma mente e um corpo saudáveis, você poderá viver plenamente feliz.

Em 2018 estamos comemorando 110 anos de imigração japonesa aqui em Curitiba. A importância dessa cultura se vê evidente quando notamos as várias festas que acontecem durante o ano, desde o Hana Matsuri, que é o Natal Budista, e o Haru Matsuri, comemorando o início da primavera.

HANA MATSURI E HARU MATSURI

O Hana Matsuri acontece todo dia 12 de Maio e celebra o aniversário de Buda, por isso se chama Natal Budista. Nesse dia, o foco é praticar a meditação voltada ao agradecimento de mais um ano, da presença de Buda em nossa sociedade e em tudo que ele nos ensinou em seu tempo na terra.

Já o Haru Matsuri, conhecido como Início da Primavera, procura comemorar a fertilidade, a vida, as boas energias e afins. Tudo isso, regado a muita comida e danças, já que Curitiba é conhecida por ter a maior comemoração do Haru Matsuri de todo o Brasil. Estamos hoje no vigésimo oitavo festival da primavera, prometendo ter muitas e muitas outras edições à frente.

PRÁTICA DE MEDITAÇÃO BUDISTA EM CURITIBA

Além dos centros e dos eventos voltados à prática, não é difícil encontrar entusiastas e praticantes da meditação com suas almofadas em praças e bosques da cidade, procurando ter um minuto de paz em meio à correria da cidade. Se não tiver tempo de ir à um centro de meditação, não se acanhe, toda a nossa cidade é propícia à prática.

Se estiver em busca de uma praça, não deixe de dar uma olhada aqui em nosso blog, visto que já demos algumas dicas a respeito disso, e já te adiantamos que as dicas vão muito além da conhecida Praça do Japão.

No mais, quando estiver planejando a sua vinda para Curitiba, não esqueça de reservar o seu quarto aqui conosco no Curitiba Palace Hotel, ou mesmo no Curitiba Palace Slim. Tirar essa questão a se resolver com certeza liberará mais espaço na sua mente para uma meditação mais calma e plena (:

No mais, esse é o nosso post para hoje! Esperamos que tenha gostado, e se já teve alguma experiência com meditação e budismo aqui em nossa cidade, por que não compartilha conosco? Ficaremos bem felizes!

Abraços e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *