O HINDUÍSMO EM CURITIBA

O hinduísmo é um braço da religião indiana que se caracteriza justamente pela pluralidade de cultos, seitas e deuses. Com o passar dos anos, diversas releituras dessa religião surgiram na Índia e por todo o mundo. Claro que Curitiba também possui templos dessa religião tão difundida.

Resultado de imagem para hinduísmo

Fonte: IPPB

No Brasil, assim como na capital paranaense, o movimento mais difundido do Hinduísmo é o Hare Krishna formando uma verdadeira sociedade que, muitas vezes, pode passar despercebida aos olhos daqueles que não estão procurando.

Sendo assim, criamos esse texto. Então, quando você visitar a nossa esplêndida e plural cidade, você saberá onde encontrar os centros de Hinduísmo e procurar mais a respeito dessa cultura tão interessante.

TEMPLO HARE KRISHNA EM CURITIBA

O hinduísmo, apesar de plural, todas as suas vertentes apresentam o mesmo objetivo: alcançar um estado de espiritualidade plena a partir da prática de autoconhecimento e também de outro preceitos como o vegetarianismo consciente.x

Aqui, a cultura Védica, ou Vaishnava, remonta com bastante fidelidade as antigas civilizações religiosas, devotos de um único Deus, ou da suprema personalidade de Deus chamada de Krishna ou Vishnu.

Inspirados nas escrituras védicas que datam de alguns milênios atrás, seguem os passos de Sri Chaitanya Mahaprabhu, que reavivou a religião não só na Índia, mas em todo o mundo, apesar de ter se afixado no acidente somente nos anos 60. Esse boom religioso que Chaitanya levou para os devotos do hinduísmo aconteceu antes mesmo de o Brasil ser descoberto.

No templo dedicado a adoração da verdade absoluta, como também é conhecido a Suprema Personalidade de Deus, são oferecidos diversos encontros que incluem mantras, o estudo filosófico do Bhagavad-Gita Como Ele É e inclusive um jantar vegetariano.

Caso você seja um entusiasta e não um devoto também pode visitar o templo e vivenciar a cultura, tudo de forma completamente gratuita. De segunda a sexta às 19h é iniciado o Aratik, uma cerimônia que envolve dança e canto no altar, seguido do estudo coletivo e então finalizado com o banquete vegetariano.

Aos domingos é possível experienciar os Bhajans que é o canto de mantras; o Guru-Puja, homenagem ao mestre espiritual; seguido da programação convencional.

SOCIEDADE INTERNACIONAL PARA A CONSCIÊNCIA DE KRISHNA

No mundo e também no Brasil, a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna promove diversos encontros relacionados a cultura Védica. Relacionada com o Movimento Hare Krishna e também com o templo supracitado, são disponibilizados diversos cursos, palestras e aulas voltadas a assuntos hinduístas.

Não somente, todas as datas comemorativas da cultura hinduísta são celebradas fervorosamente pelos praticantes dessa religião em Curitiba, sendo assim, se você quiser conhecer ou fazer parte, basta verificar se a sua viagem coincide com as comemorações e imergir nessa cultura incrível.

Um dos eventos que você pode ficar de olho é o Festival da Índia, acontecendo anualmente, sendo cheio de palestras e também um desfile que já é tradição na capital paranaense. Essa é uma tradição que é celebrada há mais de dois mil anos e nela se discute temas como vegetarianismo consciente, espiritualidade e bem-estar.

Além do festival, você também poderá aproveitar aulas de yoga, narração de histórias, jantares indianos, exposições de pinturas e o Samskara, a cerimônia do fogo utilizada para marcar os momentos mais importantes da vida de uma pessoa; dentre diversas outras atividades para todos os gostos e tipos de devoção.

CENTRO RAMAKRISHNA VEDANTA DE CURITIBA

O Centro Ramakrishna Vedanta é um produtor de conteúdo riquíssimo voltado para assuntos hinduístas. Fundado em 1990 o objetivo dessa instituição é reunir pessoas de todas as raças, crenças e religiões para praticar a Vedanta. Esta, nada mais é que a culminação ou essência dos Vedas, as escrituras sagradas mais antigas da Índia.

O objetivo é a busca por ser uma pessoa melhor alcançando a Deus pelo caminho que você for mais apto. Para isso o instrumento é a Yoga, tendo 4 tipos que trabalham 4 áreas distintas do indivíduo: o Bhakti Yoga (emocional); Jnana Yoga (valores da vida); Karma Yoga (segredo da ação) e o Raja Yoga (o domínio da mente).

A cada 2 meses o Centro Ramakrishna promove uma série de palestras dadas pelo diretor espiritual do centro, Swami Nirmalatmananda. Oferecendo orientação espiritual, cerimônias e meditação! Tudo isso aberto para qualquer público e completamente gratuito.

Estar em Curitiba e quer conhecer mais sobre a cultura hinduísta? Já sabe por onde começar. E você pode contar com o Hotel Curitiba Palace e Curitiba Palace Slim para te ajudar em sua busca pela espiritualidade.

Entre em contato e reserve já o seu quarto para visitar uma das mais belas e ricas capitais brasileiras.

Uma resposta para “O HINDUÍSMO EM CURITIBA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *