CACHARITIBA: O ENCONTRO NACIONAL DA CACHAÇA QUE ACONTECE EM CURITIBA

Se você gosta de experimentar gostosas bebidas quentes, o Cacharitiba foi feito para você. O Encontro Nacional da Cachaça reúne o que há de melhor sob esse rótulo e promove a valorização da cultura brasileira.

Resultado de imagem para o cacharitiba

Fonte: Curta Curitiba

Mesmo que você não tenha um gosto especial por essa bebida tipicamente brasileira, certamente, esse é um passeio que terá muito a acrescentar, fazendo com que o seu roteiro em Curitiba seja muito mais divertido.

Quer conhecer mais sobre a Cacharitiba, como acontece, onde e o que pode encontrar por lá? Continue lendo esse texto, daremos algumas informações valiosas!

A CACHAÇA (É) BRASILEIRA

Você sabia que somente a aguardente produzida em terras nacionais pode ser chamada de Cachaça. Este é um patrimônio histórico e cultural de nosso país reconhecido mundialmente. Você chegará em qualquer local do mundo e pedirá uma cachaça e logo verá um sorriso no rosto do barman perguntando “brasileiro”?

Essa é uma bebida derivada da fermentação da cana-de-açúcar e remonta a história da escravidão no país. Quando a produção da rapadura dava errado por conta da fermentação do líquido adocicado era denominado de “cagaça” e logo era descartado, contudo, muitos escravos se divertiam se embriagando com a bebida.

DA CLANDESTINIDADE AO HOLOFOTE

Por ser uma bebida historicamente periférica ela é associada a baixa qualidade, inclusive brinca-se com isso como no título “Drink brasileiro renegado…” da matéria da Gazeta do Povo.

Contudo, isso mudou com os anos e foi inclusive preferida aos vinhos portugueses, virando um símbolo do nacionalismo. Somente para atiçar ainda mais a sua curiosidade, a cachaça também é conhecida como pinga pois ela pingava dos alambiques onde eram destiladas.

Hoje, podemos ver que essa é uma bebida que incita o orgulho nacional, inclusive, tem um encontro nacional completamente dedicado a ela, o Cacharitiba!

O CACHARITIBA

O Cacharitiba não existe somente para degustação, esse encontro nacional acontece no Mercado Municipal e oferece aulas de culinária, palestras, cursos e claro, também a degustação, porque ninguém é de ferro, não é mesmo?

O objetivo do evento como um todo é justamente ajudar a desmistificar aquela visão história de bebida de má qualidade, ajudando a quebrar esse preconceito e fomentar a agroindústria nacional.

No encontro acontece inclusive o Concurso Cacharitiba de Coquetéis e também o Festival Gastronômico Cacharitiba. No fim, isso resulta em uma verdadeira e poderosa forma de levar informação e conscientização a respeito da cachaça brasileira para diversas pessoas.

Se você for rápido, ainda pode entrar no site oficial do Cacharitiba e verificar tudo o que está sendo oferecido, desde cursos e palestras especificas para você que quer entrar no ramo ou somente é um entusiasta até mesmo passeios incríveis pelas propriedades dos produtores de cachaça.

Falando nos produtores, seguem alguns nomes que são figurinha marcada no encontro nacional:

  • Cachaçaria Harmonie Schnaps é um estabelecimento histórico, tendo começado nos anos 1500 e produz uma premiada cachaça artesanal de alambique;
  • Cachaça Salinas, talvez um dos nomes mais conhecidos dessa lista tem diversos produtos exclusivos;
  • Porto Morretes é uma cachaçaria orgânica local que se orgulha de trabalhar de muita tecnologia e sem agrotóxicos ou adubos químicos;
  • Chico Mineiro é uma das famosas cachaçarias de minas gerais e tem como principal característica o respeito pela tradição mineira de fazer cachaça;
  • Genuína Cachaça com Jambu é um produto único, por ser infundida com jambu, uma erva com propriedades anestésicas, deixa um efeito de dormência e formigamento na boca.

Esses são alguns exemplos de cachaçarias e também produtos únicos que são expostos durante o Encontro Nacional da Cachaça, mas não para por aí, são pelo menos 20 empresas demonstrando o resultado de anos de dedicação.

Você encontrará uma variedade nunca que você provavelmente não encontrará em nenhum outro lugar, então, se o seu destino é a capital paranaense, você pode alinhar a sua viagem com o acontecimento do Cacharitiba e aproveitar tudo isso e ainda levar muitos presentes de volta para casa.

Além de tudo, o evento acontece em um dos pontos turísticos de Curitiba o Mercado Municipal, então, além de se provar as melhores cachaças do país você poderá andar e conhecer alguns dos pratos locais nos diversos restaurantes disponíveis para o público.

Também é possível encontrar uma infinidade de especiarias, vinhos, vegetais frescos, azeites, frutas desidratadas. Há muito o que ver!

 

Pronto para entrar no Cacharitiba e conhecer tanto a história quanto provar dessa bebida nacional? Bem, você pode contar com o Curitiba Palace e o Curitiba Palace Slim para a sua estadia na capital paranaense!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *