O ANIVERSÁRIO DE 326 ANOS DE CURITIBA!

2019 chegou, e com ele o aniversário de 326 anos de nossa amada capital paranaense: Curitiba! Comemorado todo dia 29 de Março, dia em que Curitiba foi fundada lá nos altos de 1693, o aniversário da cidade costuma ser cheio de muita festividade nas ruas, eventos e muito orgulho de todos os habitantes!

Resultado de imagem para ANIVERSÁRIO DE 326 ANOS DE CURITIBA

Fonte: Cristiano Lima

Sabia que na altura de sua fundação, Curitiba se chamava Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais? Isso mesmo, mas só passou a se chamar Curitiba em 1721 graças à grasse indígena “kur yt yba” que vem do guarani, significando “grande quantidade de pinheiros”.

Quer saber porque o povo Curitibano se orgulha tanto de sua terrinha e ainda de quebra ver motivos para vir aqui em nossa cidade comemorar nosso aniversário conosco? Oras, então leia esse texto e estamos certos de que vai morrer de vontade!

CURITIBA: 326 ANOS, 326 DOTES!

Um dos bolos gigantes produzidos em Curitiba em anos passados, para o aniversário da cidade. (foto: Fiep/divulgação)

Fonte: Minha Gula

Cheia de cultura e arte, Curitiba chega aos seus 326 unindo muitas atrações em seu solo. O seu aniversário é sempre comemorado em vários locais da cidade, e grande parte da programação inclui divertimento para as crianças.

Já é tradição que o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná (Sipcep) produza um imenso bolo que é servido gratuitamente à população. Ainda que toda a cidade entre em clima de festa, 29 de Março não é feriado em nossa cidade, então pode vir que estará tudo aberto normalmente.

Veja abaixo uma breve listinha do que faz o nosso povo curitibano sentir tanto orgulho desses 326 anos de sucesso:

  1. PERTENCIMENTO: De acordo com Carlos Alberto Balhana, o orgulho do curitibano pela nossa cidade está diretamente relacionado com a sensação de pertencimento ao local onde vive, com a autoidentificação que cada pessoa tem com a história de Curitiba. Entre os principais motivos está a preservação de áreas verdes em comunhão com a devida modernização da cidade;
  2. DESENHO: O planejamento e o desenho humanizado da cidade, que se associa aos aspectos da paisagem natural, a Serra do Mar e as araucárias, assim como o setor histórico que convive harmoniosamente com a arquitetura moderna e contemporânea. Tudo isso soma-se em visões belas que nos fazem perder a respiração e pensar “Caramba, que lindo”;
  3. POVO: Com traços culturais que chamam a atenção de todos os que aqui chegam, o povo vem de origens europeias, africanas, asiáticas e indígenas. Toda essa mistura se une em um denominador comum miscigenado e contente com sua identidade e cidade. Os que chegam em Curitiba notam de primeira o respeito que existe entre os personagens do povo, assim como o respeito para com a cidade. Quer seja em filas de ônibus, ao jogar o lixo no lugar certo e etc;
  4. A OCUPAÇÃO DA CIDADE: Essa sensação de pertencimento, desenho e ainda a cultura do povo ainda gera um quarto fenômeno que se vê gritantemente em Curitiba – A ocupação. Vemos os grupos se apropriando de espaços como Praça de Bolso do Ciclista, Bosque Gomm entre outros.

Quando um povo sente orgulho de sua cidade e de suas raízes, a cidade inevitavelmente sente os reflexos disso, se desenvolvendo, cobrando do poder público e refletindo isso em suas faces. O contentamento com a existência é o que torna Curitiba o que ela é hoje: um ícone em questão de cidade na América Latina.

Quer ver um pouco mais desse orgulho ao vivo e à cores? Porque não vem à Curitiba em 29 de Março? Nesse dia, estaremos comemorando o aniversário de nossa bela cidade e você é nosso convidado especial! Vai que você se identifica com nossa cidade, pode ser o mais novo curitibano naturalizado 😛

VENHA AO NOSSO ANIVERSÁRIO!

Se já leu outros posts de nosso blog, deve ter visto que realmente, Curitiba possui uma vasta gama de eventos, destinos, cultura, arte e festivais de música, gastronomia e etc. Com tanta coisa pra se fazer, tantas tribos pra se identificar, fica difícil não amar nossa cidade né?

É por isso que nós do Curitiba Palace Hotel e do Curitiba Palace Slim convidamos você a se hospedar em nossos quartos, descansando ao máximo para sair explorando nossa cidade. Possuímos uma estrutura capaz de receber você e sua família, assim como uma equipe treinada para atender todos vocês e ainda dar algumas diquinhas especiais para que sua viagem seja ainda mais incrível!

Bem, o recado já está dado! Esperamos seu contato desde já para reservar as suas acomodações e depois disso, é só começar a contagem regressiva para uma de suas melhores viagens da vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *