A CACHAÇA MORRETIANA E SUA HISTÓRIA

Por acaso você é também é apaixonado por experiências e gosta de experimentar novas bebidas com diferentes sabores? Então, você precisa conhecer um pouco mais sobre a Cachaça Morretiana e a sua história.

 Sendo ou não fã de bebidas, esta cachaça produzida no Paraná tem um potencial que já conquistou diversos paladares.

Por isso, se você gosta de vivenciar novos gostos em sua vida, recomendamos que você coloque esta experiência em sua checklist de viagem!

Além disso, para você já chegar dominando o assunto, continue lendo este artigo para descobrir a história e curiosidades por trás desta famosa cachaça que é bastante comentada.

A HISTÓRIA DE MORRETES

Morretes é uma das cidades mais antigas do estado do Paraná. Ela foi fundada por volta de 1721. Morretes se encontra situada aos pés da Serra do Mar, no litoral do Paraná.

Seu principal encanto vem da beleza de sua natureza bem preservada.

Além disso, ela também possui outros destaques como a saborosa gastronomia e seu clima agradável.

Sendo muito apreciado por visitantes e turista, esta é uma cidade muito tranquila. Principalmente, para pessoas que gostam de viagens para poder relaxar com a vantagem de ainda apreciar belas paisagens.

Neste lugar calmo, também existe uma cultura e tradição que é especialmente demonstrada por casarões antigos.

Não é à toa que o próprio Dom Pedro II já se aproveitou do lugar para pernoitar algumas vezes.

Além disso, Morretes também oferece muitas atrações diversas para os visitantes da cidade, como por exemplo:

  • Rafting;
  • Montanhismo;
  • Excelente Gastronomia;
  • Trilhas Ciclísticas;
  • Dentre outros.

Com tudo isso, diversos turistas são atraídos para o local anualmente.

Por possuir um clima mais tropical, a cidade tem sua melhor temporada para visitas entre Abril e Outubro. Visto que são os momentos em que o clima fica mais seco.

Outro ponto interessante da cidade é o Pico do Morumbi, principalmente, se você for fãs de escaladas.

Neste caso, existem diversos níveis de dificuldades disponíveis para os visitantes.

TURISMO EM MORRETES

Se você se interessou por esta cidade no litoral do Paraná, separamos alguns pontos turísticos interessantes que podem complementar sua viagem:

  • Casarões Históricos: Um dos principais destaques da cidade de Morretes são seus casarões históricos. Suas construções antigas e bem preservadas atraem a atenção de quem passa aos arredores do rio Nhundiaquara;
  • Trem de Morretes: Outro passeio interessante para quem deseja visitar Morretes é o passeio de trem. Considerado um dos passeios de trem mais belo de nosso país, o transporte atravessa Curitiba no sentido Morretes e no sentido contrário. Este passeio conta com paisagens fantásticas, desde a Serra do Mar Paranaense até cachoeiras, pontes, túneis, etc;
  • Parque Temático Paraná Encantado Hisgeopar: Se você já visitou o Paraná alguns anos atrás, pode não ter conhecido esta atração turística. Visto que ela é relativamente nova em Morretes. Após três anos de construção, o parque foi inaugurado no início de 2018. Seu principal destaque é que ele não é um parque qualquer. Sua proposta é de contar a história do Paraná de uma forma totalmente interativa.

Além destes principais pontos, também existem diversas outras atrações que vão fazer sua visita se tornar memorável.

A FAMOSA CACHAÇA MORRETIANA

Agora que você já sabe mais sobre a história de Morretes, vamos voltar ao ponto principal deste conteúdo, a Cachaça Morretiana. Afinal, o que este produto tem de tão interessante que o diferencia das demais cachaças?

Bom, em primeiro lugar, se você pegar seu dicionário e procurar por “Morretiana” verá que este nome está atribuído a cachaça, ou então, sinônimo de bebida.

A cachaça de Morretes alcançou uma popularidade tão alta que chegou a entrar para o dicionário.

Tudo isso, se deve ao fato da tradição da genuína produção desta bebida em Morretes. De acordo com alguns estudos, esta famosa cachaça brasileira é produzida em Morretes por cerca do século 18.

Contudo, o seu auge mesmo veio aparecer dois séculos a frente, por volta de 1940 quando havia mais de 40 engenhos.

Hoje em dia, esta cidade simplesmente lidera a produção de cachaça no litoral Paranaense. Além disso, cerca de 10% do volume da produção de cachaça do Paraná vem de Morretes.

Vinda da cidade, a bebida sai dos alambiques para ser distribuída no Brasil e em outros países, como por exemplo: Suíça, Canadá e Estados Unidos.

Além disso, toda a produção da bebida é completamente orgânica, o que a torna ainda mais atraente para apreciadores.

Sua composição é feita com a parte mais nobre do caldo fermentado, também conhecida como “coração”. Todo o conjunto deste trabalho resulta em uma cachaça branca e saborosa, chamada de Prata.

Contudo, esta não é a sua bebida mais famosa.

Entre as queridinhas de Morretes, a que recebe maior destaque é a Cachaça Ouro. Famosa por ser envelhecida em barris de carvalho.

CONCLUSÃO

Nosso objetivo com este artigo foi mostrar para você a história por trás de Morretes e sua incrível e genuína Cachaça. Além disso, também aproveitamos para dar dicas de passeios interessantes para quem deseja visitar a cidade.

Esperamos que este conteúdo possa ter vindo a despertar em você uma maior curiosidade e desejo por conhecer está linda cidade.

Como dissemos anteriormente, Morretes possui algo tão único que mereceu reconhecimento no dicionário brasileiro. Certamente, este é o lugar ideal para quem gosta de aproveitar paisagens, uma boa gastronomia e passeios tranquilos em um clima tropical.

Este artigo foi útil para você? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais e deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *